Publicado o edital, agora retificado, para a Polícia Civil do Estado do Paraná

Uma boa notícia para as pessoas que estão aguardando o anúncio da data em que acontecerá o exame para o próximo concurso da PCPR 2021, que havia sido adiado em virtude da pandemia - no mês de abril/20 foi feita a publicação de edital que previa a prova para o dia 26 de julho/20, mas a necessidade de cumprir distanciamento social provocou o adiamento do certame.

Agora, os protocolos sanitários a serem seguidos foram estabelecidos pela Secretaria de Saúde com a colaboração da UFPR para oferecer segurança aos candidatos durante a realização das provas. Confira aqui as vagas disponíveis no novo Concurso PCPR.

Vagas Concurso PCPR 2021

O concurso está com a oferta de 400 vagas para três cargos: investigador, papiloscopista e delegado. As vagas estão distribuídas entre as três funções da seguinte maneira:

São 300 vagas destinadas para a função de investigador;

Para delegados serão 50 vagas; e

Para a função de papiloscopistas serão 50 vagas também.


Como será a distribuição das vagas por região

As 50 vagas destinadas ao cargo de delegado destinam-se ao interior do estado. Já as vagas para papiloscopistas estão distribuídas da seguinte maneira: serão 50 vagas para Curitiba, 10 vagas para a região Metropolitana e 10 são para as cidades do interior.

E os investigadores serão alocados da seguinte forma: a capital Curitiba ficará com 50 vagas, outras 70 vagas são para a região Metropolitana, e cidades do interior ficarão com 180.


Data dos exames

A primeira prova está marcada para acontecer no dia 21 de fevereiro de 2021. A segunda prova, que é de Conhecimentos específicos, existe a previsão de que ocorra no dia 11 de abril de 2021.


Formato das Provas – PCPR – Investigador e papiloscopista

O conteúdo das provas depende do cargo. Para os candidatos ao cargo de investigador e papiloscopista, as duas provas aplicadas serão compostas por 25 questões cada. Os candidatos terão ainda que fazer uma redação. Para que possam ser aprovados, é necessário a pontuação mínima de 45 pontos nas provas.

Só terá a redação corrigida caso alcance a classificação de acordo com o item 11.2.2 que consta no edital. Caso tenha zerado na prova, não poderá ser aprovado na redação.


Formato das Provas – PCPR – Delegado

A prova objetiva para o cargo de delegado será formada por 100 questões e a prova de Conhecimentos específicos será uma prova discursiva. Apenas candidatos que estejam classificados entre os 850 primeiros do primeiro exame farão a prova discursiva.

Todos aqueles que conseguirem a aprovação deverão passar ainda por outras etapas:

Haverá exame de títulos;

• Exames de higidez física (caráter eliminatório);

O teste de higidez é uma avaliação que conta com a realização de exames clínicos e tem como objetivo atestar se candidato tem condições de exercer o cargo pretendido dentro da instituição. É realizado de forma presencial e o não comparecimento elimina o candidato.

Farão teste de aptidão física (TAF);

Objetivo é comprovar através de alguns testes físicos se o candidato pode suportar os treinamentos a que precisará se submeter, e a todas situações inerentes ao cargo.

Investigação de conduta.

O candidato terá investigada toda a sua vida no passado e presente, com o objetivo de confirmar se não há algum fato que o desabone.


Salários Polícia Civil Paraná

O delegado ganha no início da carreira R$ 18.280,05. O salário do investigador inicialmente é de 5.588,05. E para o papiloscopista é pago no início 5.867,45.


Outros estão lendo neste momento

Plural por dentro?!

Um texto sem a letra A

Homônimos homófonos