Prova ENCCEJA 2021 com inscrições abertas. O Edital foi publicado no dia 27 de novembro.

Essa pode ser a sua chance de conseguir seu diploma do Ensino Médio ou Fundamental. As inscrições para as próximas provas do ENCCEJA (Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2020/21 tiveram início no dia 11/1 e continuam até o dia 22/01. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as provas do ano de 2020 não aconteceram. 

Quem pode fazer o ENCCEJA

Através do ENCCEJA, pessoas que por algum motivo não puderam concluir o ensino fundamental ou o médio podem conseguir o seu certificado. A idade mínima exigida para que o candidato possa realizar o exame para tentar obter o certificado do Ensino Fundamental é 15 anos. Para aqueles que desejam se inscrever para as provas do Ensino Médio, a idade mínima é 18 anos.


Inscrições para o ENCCEJA 2020/2021

As inscrições para o ENCCEJA são totalmente gratuitas. Mas atenção: os candidatos que tenham faltado ao último exame, ocorrido em 2019, sem apresentar uma justificativa, terão que pagar uma multa no valor de R$ 40. Essa multa tem como propósito o ressarcimento  dos gastos do governo com a organização do exame e impressão das provas. Para pagar a multa, é necessário gerar uma guia de recolhimento na hora da inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou lotérica dentro do prazo de vencimento.

O site para se inscrever no ENCCEJA 2020  é: http://enccejanacional.inepgov.br/enccejaPara fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos o CPF e o RG.


Provas

Para conseguir o certificado do nível fundamental, os participantes devem fazer 4 provas objetivas com conteúdo das seguintes disciplinas: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física,  História e Geografia. Haverá também a necessidade de fazer uma redação.

Já para os que querem o certificado do Ensino Médio, as provas trarão as seguintes disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Biologia e também Física), Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Para estes, também será cobrada uma redação.

Nas provas de múltipla escolha, os participantes devem responder trinta questões.

Vale lembrar que na prova de Língua Estrangeira Moderna haverá questões de Inglês e Espanhol, e o candidato deve fazer todas. Não há possibilidade dele fazer uma opção.

Candidatos que já tenham participado da edição anterior e não tenham obtido a aprovação apenas em uma disciplina, podem fazer a prova apenas para esta.


Data e hora em que acontecerão as provas

As provas do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos serão aplicadas no dia 25 de abril de 2021. A realização das avaliações se dará em dois turnos: manhã e tarde.

O horário para os que forem fazer a prova pela manhã é: das 9h às 13h, sendo que os portões já estarão abertos às 8h e às 8:45h serão fechados.

Para os candidatos que farão as provas no turno da tarde, o horário é: começa às 15:30h e termina às 20:30h. Com portões sendo abertos às 14:30h e fechado às 15:15h.

Os candidatos devem imprimir o cartão de confirmação - nele encontrarão o local e hora em que devem realizar a prova ENCCEJA 2021.


Candidatos deverão ir com máscaras

Haverá a exigência do uso de máscaras, sem ela o candidato não poderá entrar para realizar a prova. Um documento com foto também deve ser levado, além da caneta preta e transparente.


Gabarito

No dia 05 de maio os gabaritos dos exames do ENCCEJA 2020/2021 terão a sua liberação. 

O diploma que o ENCCEJA oferece tem o mesmo valor que o conseguido nas escolas, por aqueles que nunca se afastaram dos estudos. O exame já acontece desde o ano de 2002.


Comentários

Outros estão lendo neste momento

Um texto sem a letra A

Plural por dentro?!

Homônimos homófonos