Mussarela ou muçarela

PLANTÃO NOSSO PORTUGUÊS - o seu tira-dúvidas online   Muçarela ou mussarela?
Recentemente ouvi dizer que devemos escrever "muçarela" e não "mussarela". Está correto isso? Por quê? R.Souza, por e-mail.
____________________________________________________________

Essa é uma daquelas dúvidas que dá pano pra manga. É um caso peculiar em que a grafia errada é usada pela maioria dos falantes e sofre aquele que escreve de acordo com ortografia oficial. 
A grafia correta é "muçarela". Embora seja popularmente grafado mussarela, encontra-se dicionarizado como “muçarela” (Houaiss, Michaelis, Aurélio) ou “mozarela” (Houaiss, Aurélio). No Dicionário da Academia Brasileira de Letras, constam as formas mozarela, muçarela e muzarela
A muçarela no dicionário Aurélio.
Entenda: a grande maioria das palavras de origem italiana e espanholas com som ZZ, quando aportuguesadas, são grafadas com Ç. 
Exemplos: corazóm > coração; fuerza > força; carrozza > carroça; razza > ; raça; piazza > praça.


Uma exceção a essa regra é o vocábulo "pizza". A ortografia oficial manteve a grafia original por influência do uso popular.
A origem do termo popular mussarela é simples: um sujeito ou grupo escreveu o vocábulo - por desconhecimento das regras ou propositalmente - outros copiaram, mais outros acompanharam e assim surge a legião da mussarela!  
A mussarela surge com seu efeito dominó.
Estamos habituados a ver a grafia com SS ou com Z nos supermercados e cardápios de restaurantes. A publicidade, aliás, parece não querer arriscar a grafar MUÇARELA em seus produtos. Com toda razão, imagine uma muçarela entre as mussarelas. Com certeza seria estigmatizada, tadinha.
       
E com vocês... a MUÇARELA NOSSO PORTUGUÊS!
 

 


   

E essa postagem só poderia terminar em pizza! Pizza de Mussarela! Delícia!
Então você já sabe. A grafia oficial diz que é muçarela. Mas nunca critique alguém que use mussarela, afinal de contas, é o erro mais delicioso e consagrado do nosso português.

PS: Dica especial para revisores de texto: se achar estranho escrever muçarela, grafe mozarela que não é errado, está registrado no Dicionário da Academia Brasileira de Letras e transmite uma mensagem de respeito à origem da palavra ;)
Saudações, +Nosso Português .

Também tem uma dúvida? Tentaremos ajudá-lo : plantao@nossoportugues.com.br 
Gostaria de enviar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore enviando um e-mail para contato@nossoportugues.com.br 

Outros estão lendo neste momento

Um texto sem a letra A

Homônimos homófonos

Plural por dentro?!