Estudo dirigido sobre a Segunda Geração Romântica
Exercícios sobre a Segunda Geração do Romantismo (Ultrarromântica). Esta atividade de revisão é indicada para o 2º ano do Ensino Médio.
01. Qual é o papel do Lord Byron na Segunda Geração romântica brasileira? Como esta segunda geração era conhecida?
02. Que importantes características da Segunda Geração encontramos na poesia de Álvares de Azevedo? Qual é sua principal obra?
03. Que outro grande poeta brasileiro se destacou na Segunda Geração?
04. Qual foi a mudança de rumo que a poesia brasileira sofre quando saímos da Segunda para a Terceira Geração?
05. Que grande poeta brasileiro encabeçou esta nova etapa do romantismo poético brasileiro? Como podemos dividir sua poesia?
06. Qual era a temática mais abordada por Castro Alves em sua poesia? Quem inspirou este grande poeta brasileiro e por quê?
07. Relacione aos fragmentos de texto abaixo às seguintes características da poesia ultra-romântica no Brasil.
(1) temática da morte.
(2) angústia existencial.
(3) tédio da vida.
(4) melancolia.
(5) busca de um princípio universal.
( ) Oh! Vem depressa, minha vida foge...
Sou como o lírio que já murcho cai! (Casimiro de Abreu)
( ) Como varia o vento, o céu - o dia,
Como estrelas e estrelas e nuvens e mulheres,
Pela regra geral de todos os seres,
Minha lira também seus tons varia, (Álvares de Azevedo)
( ) Eis o que sou! - A dúvida encarnada,
Que perenal vacila (Junqueira Freire)
( ) Escrevi porque a alma tinha cheia
Numa insônia que o spleen entristecia
De vibrações convulsas de ironia! (Álvares de Azevedo)
( ) Adeus meus sonhos, eu pranteio e morro!
Não levo da existência uma saudade! (Álvares de Azevedo)
A correspondência correta entre os fragmentos e suas características ultra-românticas resulta na seguinte seqüência:
a) (4) (5) (2) (1) (3).
b) (4) (5) (3) (2) (1).
c) (5) (4) (1) (2) (3).
d) (4) (5) (2) (3) (1).
e) (1) (4) (5) (3) (2).