Exercícios sobre NUMERAIS / Prova para o 6º ano

Atividades sobre numerais, indicadas para o 6º ano do Ensino Fundamental II
(Professor, fazendo algumas adaptações no texto, também é possível trabalhar essa tarefa no 4º e 5º ano do Fundamental I)

Leia o fragmento abaixo para responder as questões 1 a 4:

Cerca de 315 milhões de africanos vivem com menos de um dólar por dia – 84 milhões deles estão desnutridos. Um terço da população não sabe o que é água encanada e mais da metade não tem acesso a hospitais. Sem garantias básicas, o continente vira ninho de conflitos de terra, ditaduras e terroristas que podem agir na Europa ou nos EUA. (...) Com tantos problemas, nada melhor que receber ajuda do resto do mundo, certo? Pois é no meio dessa empolgação para fazer a pobreza virar história que o economista queniano James Shikwati grita para o mundo: “Pelo amor de Deus, parem de ajudar a África”.
(Revista Superinteressante, edição 240, junho - 2007. p. 87.)

1 – Na parte “Cerca de 315 milhões de africanos vivem [...]”, o numeral sublinhado classifica-se como:
(a) cardinal
(b) multiplicativo
(c) ordinal
(d) fracionário

2 – No trecho “[...] com menos de um dólar por dia [...]”, o termo grifado funciona como:
(a) artigo indefinido
(b) substantivo
(c) pronome indefinido
(d) numeral cardinal

3 – Na passagem “Um terço da população não sabe o que é água encanada [...]”, a expressão numérica destacada indica a ideia de:
(a) um aumento proporcional.
(b) uma quantidade exata.
(c) uma diminuição proporcional.
(d) uma posição exata.

4 – Identifique no texto o emprego de outra expressão numérica que indica a ideia assinalada na questão anterior:

5 – Escreva por extenso os numerais:
(a) 315:
(b) 84:

Outros estão lendo neste momento

Um texto sem a letra A

Homônimos homófonos

Plural por dentro?!