Questões de Vestibular sobre Romantismo no Brasil

TESTE SEUS CONHECIMENTOS COM ESTA LISTA DE EXERCÍCIOS DE LITERATURA
CONTEÚDO: ROMANTISMO

1. (PUCCAMP)

"Cantor das selvas, entre bravas matas
Áspero tronco da palmeira escolho,
Unido a ele soltarei meu canto,
Enquanto o vento nos palmares zune,
Rugindo os longos, encontrados leques."

Os versos acima, de Os Timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam características da primeira geração romântica:

(A) apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.
(B) resistência aos exageros sentimentais e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de causas sociais, como a escravidão.
(C) expressão preocupada com o senso de medida; "mal do século"; natureza como amiga e confidente.
(D) transbordamento na forma de expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da natureza como refúgio dos males do coração.
(E) expressão a serviço da manifestação dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo de solidão.

2. (USC) A respeito do Romantismo no Brasil, pode-se afirmar que:

(A) sua ação nacionalista deu origem às condições políticas que propiciaram a nossa Independência;
(B) coincidiu com o momento decisivo de definição da nacionalidade e colaborou para essa definição;
(C) espelhou sempre as influências estrangeiras, em nada aproveitando os costumes e a cor locais;
(D) foi decisivo para o amadurecimento dos sentimentos nativistas que culminaram na Inconfidência Mineira;
(E) ganhou relevo apenas na poesia, talvez por falta de talentos no cultivo da ficção.

3. (VUNESP) Baseando-se na leitura do texto de Álvares de Azevedo, assinale a única alternativa incorreta.

"Junto a meu leito, com as mãos unidas,
Olhos fitos no céu, cabelos soltos,
Pálida sombra de mulher formosa
Entre nuvens azuis pranteia orando.
É um retrato talvez. naquele seio
Porventura sonhei doiradas noites.
Talvez sonhando desatei sorrindo
Alguma vez nos ombros perfumados
Esses cabelos negros, e em delíquio
Nos lábios dela suspirei tremendo.
foi-se minha visão. E resta agora
Aquela vaga sombra na parede
– Fantasma de carvão e pó cerúleo,
Tão vaga, tão extinta e fumarenta
Como de um sonho o recordar incerto."
(AZEVEDO, Álvares de. VI Parte de "Ideias Íntimas". In: CÂNDIDO, A. & CASTELLO, J. A. Presença da Literatura Brasileira, vol.II, São Paulo, Difusão Europeia do Livro, 1968, p. 26).

Considerando os aspectos temáticos e formais do poema pode-se vinculá-lo ao segundo momento do movimento romântico brasileiro, também conhecido como "geração do spleen" ou "mal do século".

(A) A presença da mulher amada torna-se o ponto central do poema. Isso é claramente manifestado pelas recordações do eu-lírico, marcado por um passado vivido, que sempre volta em imagens e sonhos.
(B) texto reflete um articulado jogo entre o plano do imaginário e o plano real. Um dos elementos, entre outros, que articula essa contradição é a alternância dos tempos verbais presente/passado.
(C) Realidade e fantasia tornam-se a única realidade no espaço da poesia lírica romântica, gênero privilegiado dentro desse movimento.
(D) Apesar de utilizar decassílabo, esse poema possui o andamento próximo ao da prosa. Esse aspecto formal é importante para intensificar certo prosaísmo intimista da poesia romântica.

4. (PUC) Considerado pela crítica brasileira o escritor mais bem dotado de sua geração, Álvares de Azevedo, além das poesias, deixou-nos que obra de prosa narrativa?

(A) Conde Lopo;
(B) Macário;
(C) Espumas Flutuantes;
(D) Noite na Taverna;
(E) Pedro Ivo.

Texto para a próxima questão

"Agora, peço a você.
Ó caboclo brasileiro,
caboclo ainda cativo,
ler o 'Navio Negreiro'
para ficar informado
do passado cativeiro.

Era um navio maldito,
uma ave de rapina
voando a flor do oceano,
no bojo a gana a assassina
conduzia ouro humano:
a rapa negra era a mina.

Caboclo, não chore não,
não chora quando o poema
apertar-lhe o coração;
se não puderimpe ou gema
ou grite de indignação.
caboclo, este o dilema.

Depois leias as Vozes d'África
com a mesma indignação
contra os senhores de escravos,
ó caboclo do sertão,
o cativeiro de hoje
é o mesmo: cana e algodão."

5. (VUNESP) As quatro estrofes acima constituem trecho de uma obra, publicada em 1952, em que um poeta modernista, autor do longo poema "Invenção de Orfeu", conta à maneira dos poetas populares das feiras nordestinas, a vida e as aventuras de um poeta do romantismo brasileiro. 

Assinale nas alternativas abaixo aquela que contenha respectivamente:
I - a temática versada pelas estrofes acima;
II - nome do poeta romântico;
III - título da primeira obra deste poeta romântico;

(A) I- temática regionalista; II- Gonçalves Dias; III- Primeiros Cantos;
(B) I- temática amorosa; II- Álvares de Azevedo; III- Lira dos Vinte Anos;
(C) I- temática racial; II- Casimiro de Abreu; III- Primaveras;
(D) I- temática urbana; II- Olavo Bilac; III- Tarde;
(E) I- temática de crítica social; II- Castro Alves; III- Espumas Flutuantes;

6. (FUVEST) Lucíola e Senhora; O Gaúcho, Sertanejo; e o Guarani e As Minas de Prata representam na obra de Alencar, de acordo com os seus conteúdos e seus cenários, romances de tipos, respectivamente:
(A) urbanos, regionalistas e pré-históricos;
(B) documentais, sociais e histórico-indianistas;
(C) europeus, nacionais e indianistas;
(D) psicológicos, documentais e folclóricos;
(E) realistas, impressionistas e românticos.

7. (UM-SP) O gosto pela expressão dos sentimentos, dos sonhos e das emoções que agitam seu mundo interior, numa atitude individualista e profundamente pessoal, marcou os autores do:
(A) movimento realista
(B) movimento árcade
(C) movimento romântico
(D) movimento barroco
(E) movimento naturalista

8. (ITA-SP) O tema do excerto abaixo se relaciona à representativa tendência de um determinado estilo literário. Assinale, então, a opção cujos autores pertencem à tendência e ao estilo em questão:

"Amei-te sempre: – e pertencer-te quero
Para sempre também, amiga morte.
Quero o chão, quero a terra - esse elemento
que não se sente dos vaivéns da sorte."

(A) Casimiro de Abreu, Visconde de Taunay, José de Alencar.
(B) Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Junqueira Freire.
(C) Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Basílio da Gama.
(D) Castro Alves, Gonçalves Dias, Manuel Antônio de Almeida.
(E) Gregório de Matos, Padre Vieira, Bernardo Guimarães.

9. (PUC-MG) Os fragmentos abaixo, retirados de obras da Literatura Brasileira, caracterizam a ideologia criada pelo Indianismo, exceto:

(A) "(...) No Guarani o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas..."
(B) "(...) Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade."
(C) "(...) Criaturas de Deus, de bons corpos e bom espírito, ainda sem religião e educáveis no bem ou no mal. Seria fácil trazê-las de sua virtude natural à virtude consciente do Cristianismo, para sua eterna salvação."
(D) "(...) Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencível e do sublime heroísmo de que já dera tantos exemplos, o índio se apresentava só em face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança."
(E) "(...) contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de Antônio de Mariz."

10. (FUVEST-SP) "A identificação da natureza com o sofrimento humano, a tragédia perene do amante rejeitado, o jovem andarilho condenado à vida errante em sua curta eternidade, a solidão do artista. E, enfim, a resignação e a reconciliação – ressentidas um pouco, por certo."

O texto acima enumera preferências temáticas e concepções existenciais dos poetas:
(A) barrocos.
(B) arcádicos.
(C) românticos.
(D) simbolistas.
(E) parnasianos.

11. (FUVEST-SP) Sobre o romance indianista de José de Alencar, pode-se afirmar que:
(A) analisa as reações psicológicas da personagem como um efeito das influências sociais.
(B) é um composto resultante de formas originais do conto.
(C) dá forma ao herói amalgamando-o à vida da natureza.
(D) representa contestação política ao domínio português.
(E) mantém-se preso aos modelos legados pelos clássicos.

12. (UFPA) A liberdade de inspiração, pregada pelos românticos, correspondia, também, à liberdade formal – esta peculiaridade possibilitou a mistura dos gêneros literários e o consequente abandono da hierarquia clássica que os presidia. Como consequência, no Brasil:
(A) Observa-se um detrimento da poesia em favor da prosa.
(B) Registra-se o abandono total do soneto.
(C) Verifica-se a interpenetração dos gêneros, o que muito enriqueceu os já existentes, possibilitando o aparecimento de novos.
(D) Ampliou-se o alcance da poesia, o que já não se pode dizer quanto ao romance e ao teatro.
(E) Usou-se, quase abusivamente, o verso livre, o que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa poesia.

13. (UFSCar-SP) Na obra narrativa de José de Alencar nota-se:
(A) que seus personagens são marcados por profunda estrutura psicológica.
(B) um anseio de evasão no tempo e no espaço animado por acentuado egotismo.
(C) um grande menosprezo pelo colonizador branco e pela nobreza portuguesa.
(D) menos precisão e menor participação emotiva no ato de escrever.
(E) um total desligamento entre a realidade humana e a paisagem, que aparece apenas como cenário.

14. (UCP-PR) "O público gostava de obras que lhe permitissem autoidentificar-se com as personagens, que lhe fornecessem meios de esquecer, com a leitura, a monotonia da vida regulada pelos estreitos horizontes burgueses."
O texto acima faz referência à estética:
(A) barroca
(B) simbolista
(C) modernista
(D) romântica
(E) parnasiana

15. (UNIP-SP) Assinale a característica não aplicável à poesia romântica:
(A) artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica;
(B) importante é o culto da forma, a arte pela arte;
(C) a poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa;
(D) enfatiza-se a autoexpressão, o subjetivismo, o individualismo;
(E) a linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

16. (CEETEPS-SP) Leia, com atenção, os trechos seguintes, que caracterizam as diferentes preocupações temáticas de José de Alencar:

I. Procura focalizar a corte; retrata a vida burguesa da época, utilizando histórias de amor como assunto das narrativas.
II. Foi uma das soluções encontradas pelo escritor brasileiro para repetir aqui a proposta europeia de volta ao passado. A civilização indígena representou literariamente o aspecto mais autêntico de nossa nacionalidade.
III. Pretende trazer à tona figuras históricas ou até figuras lendárias, situando-as em seu tempo e momentos reais.
IV. Retrata diferentes partes do país, focalizando seus hábitos, costumes, linguagem, tradições; sempre em oposição aos valores urbanos da corte.

Tais características referem-se, respectivamente, aos romances:
(A) históricos, indianistas, urbanos, regionalistas.
(B) regionalistas, históricos, indianistas, urbanos.
(C) indianistas, históricos, regionalistas, urbanos.
(D) urbanos, indianistas, regionalistas, históricos.
(E) urbanos, indianistas, históricos, regionalistas.

17. (UFV-MG) A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual "... e foram felizes para sempre".
Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima:
(A) amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida.
(B) Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a ele.
(C) A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
(D) Os protagonistas são retratados como personagens belos, puros, corajosos.
(E) A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.

18. (PUC-PR)
"Nas horas mortas da noite
Como é doce o meditar
Quando as estrelas cintilam
Nas ondas quietas do mar!
Quando a lua majestosa
Surgindo linda e formosa,
Como donzela vaidosa
Nas águas se vai mirar!"

A primeira estrofe do poema Saudades, de Casimiro de Abreu, tem demonstra a tendência do autor de:
(A) utilizar uma linguagem rebuscada, complexa.
(B) refletir sobre a natureza, sem estabelecer juízos de valor.
(C) tratar de temas comuns à subjetividade humana.
(D) extravasar sentimentos de profunda tristeza.
(E) analisar o tema saudade, expressando exacerbada sensualidade.

19. (MACK-SP) Assinale a alternativa em que se encontra o nome de um poema, dividido em seis partes, e que, na última, após referir-se com revolta à Bandeira Nacional, clama pela intervenção daqueles que o autor chama de "heróis do Novo Mundo".
(A) Navio Negreiro
(B) Círculo vicioso
(C) Canção do Exílio
(D) Violões que Choram
(E) Congresso Internacional do Medo

20. (FAFEOD-MG) Assinale a alternativa que apresenta eventos que marcaram e favoreceram o Romantismo.

I - Valorização dos próprios sentimentos, desejo de igualdade, liberdade e reformas sociais expressos em linguagem coloquial.
II - Desenvolvimento do sentimento nacionalista e o desejo de autonomia política que o momento histórico favorecia.
III - Valorização do aspecto material da vida, afeito aos problemas sociais retratados detalhadamente.
IV - Desenvolvimento da ciência experimental e surgimento de algumas correntes filosóficas como o positivismo, determinismo e o evolucionismo.

(A) I e II
(B) I e IV
(C) II e III
(D) III e IV

21. (FEI-SP) Assinale o item que contém somente características românticas:
(A) Subjetivismo, bucolismo, sentimentalismo.
(B) subjetivismo, nacionalismo, pastoralismo.
(C) Culto à natureza, nacionalismo, culto ao contraste.
(D) Conceitismo, liberdade de formas, cultismo.
(E) Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.

22. (FUC-MT)Considerando os seguintes itens:

I. autor da obra Cantos e Fantasias e O Estandarte Auriverde.
II. Foi chamado o poeta dos escravos por seus textos contra a escravidão.
III. Autor de I-Juca Pirama, belo poema de inspiração indianista.
IV. Sua poesia é extremamente egocêntrica e sentimental, exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um
tédio de vida que impregna tudo de tristeza e desilusão.
V. Seu estilo vibrante e oratório empolgava os ouvintes, popularizando seus poemas de caráter social.

Referências a Castro Alves encontram-se apenas em:
(A) I e II
(B) II e IV
(C) I, II e IV
(D) II, III e V
(E) II e V.

23. (USF-SP) Observe as seguintes proposições, a respeito do Romantismo no Brasil:

I. José de Alencar procurou documentar a realidade nacional dentro de uma visão crítica que antecipa a postura dos primeiros modernistas.
II. Memórias de um Sargento de Milícias é um romance que, por focalizar uma época próxima e por ter um anti-herói como personagem central, antecipa características do Realismo.
III. Os romances de Joaquim Manuel de Macedo narram histórias fáceis, típicas do gosto romântico-burguês de sua época.
IV. Pode-se afirmar que:

(A) as proposições I, II e III estão corretas.
(B) somente as proposições I e II estão corretas.
(C) somente as proposições II e III estão corretas.
(D) somente a proposição II está correta.
(E) somente a proposição III está correta.

24. (PUC-RS)
"Já de morte o palor me cobre o rosto
Nos lábios meus o alento desfalece.
Surda agonia o coração fenece
E devora meu ser mortal desgosto!
do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!... Já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!"

A relação mórbida com a morte demonstra que parte da poesia de Álvares de Azevedo prende-se ao:
(A) idealismo amoroso.
(B) saudosismo inconformado.
(C) misticismo religioso.
(D) negativismo filosófico.
(E) mal do século.

(FUVEST-SP) Texto para as próximas duas questões

"Podemos gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, poetas superiores a ele; mas a ele só nos é dado amar ou repelir. Sentiu e concebeu demais, escreveu em tumulto, sem exercer devidamente o senso crítico, que possuía não obstante mais vivo do que qualquer poeta romântico, excetuado Gonçalves Dias. Mareiam a sua obra
poemas sem relevo nem músculo, versalhada que escorre desprovida de necessidade artística. O que resta, porém, basta não só para lhe dar categoria, mas, ainda, revelar a personalidade mais rica da geração."
(Antonio Candido, Formação da literatura brasileira)

25. (FUVEST-SP) Com relação a gostar e amar ou repelir, podemos depreender que:
(A) gostar de não pressupõe, no texto, nenhuma diferença quanto a amar.
(B) é possível gostar de Castro Alves ou Gonçalves Dias, mas não se pode apreciar o autor não nomeado.
(C) amor ou repulsa implicam envolvimento mais afetivo que racional.
(D) se gosta de Castro Alves ou Gonçalves Dias porque são superiores ao autor em questão.
(E) se ama ou se repele o autor não citado por ele ser inferior aos dois citados.

26. (FUVEST-SP) Assinale a expressão que melhor denota o juízo pejorativo de Antonio Candido acerca de boa parte da poesia do autor não nomeado.
(A) "a ele só nos é dado (...) repelir"
(B) "sentiu e concebeu demais"
(C) "escreveu em tumulto"
(D) "versalhada"
(E) "o que resta"

27. (UM-SP)
"Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus...
Ó mar! por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noite! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!..."
(Castro Alves)

Aponte a alternativa incorreta sobre o texto.
(A) Os versos 3 e 4 constituem o objeto direto do verbo dizer e, pela antítese, expressam o desespero do poeta.
(B) vocativo do verso 1 é retomado em toda a estrofe, por meio de outros vocativos, no mesmo tom de protesto grandiloquente.
(C) Ao lado de Deus, na sequência dos vocativos, estão as forças grandiosas da natureza, como o mar, os astros, a noite, as tempestades e, num desespero crescente do poeta, o tufão.
(D) Este borrão, objeto direto do verbo apagar, constitui uma metáfora de algo vergonhoso que recupera e aprofunda o horror do verso 4.
(E) No apelo desesperado do poeta, as grandiosas forças da natureza não são personificadas, mas, sim, coisificadas nos vocativos que as representam.

28. (FUVEST-SP) Tomadas em conjunto, as obras de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves demonstram que, no Brasil, a poesia romântica:
(A) pouco deveu às literaturas estrangeiras, consolidando de forma homogênea a inclinação sentimental e o anseio nacionalista dos escritores da época.
(B) repercutiu, com efeitos locais, diferentes valores e tonalidades da literatura europeia: a dignidade do homem natural, a exacerbação das paixões e a crença em lutas libertárias.
(C) constituiu um painel de estilos diversificados, cada um dos poetas criando livremente sua linguagem, mas preocupados todos com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
(D) refletiu as tendências ao intimismo e à morbidez de alguns poetas europeus, evitando ocupar-se com temas sociais e históricos, tidos como prosaicos.
(E) cultuou sobretudo o satanismo, inspirado no poeta inglês Byron, e a memória nostálgica das civilizações da Antiguidade clássica, representadas por suas ruínas.

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