Exercícios conectores

 Atividades sobre conectores (conectivos), ideal para ser aplicado em turmas do 1º ano do Ensino Médio.

Tema: Conectores
Série indicada: 1º ano do Ensino Médio
Questões de Múltipla escolha: sim 
Questões discursivas: sim

Vamos exercitar nossos conhecimentos sobre os conectores e suas relações de sentido!

Leia o texto:

“O combate ao verbalismo do barroco literário, já extenuado, conferiu à Arcádia Portuguesa um caráter polêmico de renovação, em prol de uma literatura mais simples, mais natural, de acordo com os ideais do século XVIII. Como se sabe, este preconizava a busca do que chamava a natureza por meio da valorização dos sentimentos, da clareza nas ideias, da imitação estrita dos antigos escritores gregos e romanos. Por isso, há no arcadismo um desejo de simplicidade intelectual – baseada na influência do racionalismo filosófico — e, também, de simplicidade afetiva, devida ao reconhecimento da dignidade e beleza que pode haver na manifestação das emoções. Este último traço diferencia os árcades de seus antecessores cultistas e, sobretudo, dos clássicos franceses do século XVII (que tomaram em grande parte por modelo), pois tanto uns quanto outros procuravam dar à emoção um caráter mais abstrato e geral, além de atribuírem maior valor ao domínio sobre elas por meio da vontade. Embora também os árcades sigam esta orientação, como tendências de inspiração clássica, vão aos poucos caindo para um individualismo mais confidencial e sentimental, que acaba em manifestações nitidamente pré-românticas.

Além disso, os renovadores operaram uma transformação dos temas ideológicos.”

CANDIDO, Antônio e CASTELO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira – Das origens ao
Realismo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997

1. Observe a passagem:

"Embora também os árcades sigam esta orientação, como tendências de inspiração clássica, vão aos poucos caindo para um individualismo".

a) Neste trecho, é possível perceber a presença de um conector que expressa uma concessão. Identifique-o.

b) Que outros conectores poderiam substituí-lo mantendo a mesma relação de sentido?

2. Substitua o termo em destaque, na passagem a seguir, por outro que expresse a mesma relação de sentido:

Como se sabe, este preconizava a busca do que chamava a natureza por meio da valorização dos sentimentos.

3. No trecho, “Além disso, os renovadores operaram uma transformação dos temas ideológicos”, a expressão em destaque revela uma relação de:

(A) Adição

(B) Conclusão

(C) Oposição

(D) Finalidade

(E) Alternância

Outros estão lendo neste momento

Um texto sem a letra A

Homônimos homófonos

Plural por dentro?!