Atividades: complete o texto usando adjetivos

Exercício sobre adjetivo. Esta atividade é pode ser aplicada em turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.

Leia os textos abaixo e complete as lacunas somente com adjetivos. Não é permitido repetir palavras.

TEXTO I

Querido diário,

     Hoje eu tive um dia realmente __________________!

     Logo que acordei, a mamãe disse que minha irmã Lúcia tinha conseguido a bolsa de estudos que ela queria. Lembra que eu escrevi na semana passada que ela havia feito uma prova muito ____________ para conseguir uma bolsa de estudos? Pois é, agora ela poderá estudar em uma _____________ escola de desenhos artísticos. Ela está __________________ para ir fazer a matrícula.

     Na escola, tivemos uma aula de ciências _____________. A professora fez uma experiência _______________: construímos um submarino de garrafa plástica.  Mais tarde, quando estávamos jogando queimada na aula de Educação Física aconteceu algo _______________. Minha amiga Marcela acabou se machucando. A bola foi direto no seu dedo e ele inchou muito. Ficou ___________ ! A prô teve que ligar para a mãe dela vir buscar. De resto, foi tudo _________________.

     Depois do almoço fui ao shopping com a mamãe para comprar um presente para a Rafaela, minha prima. Acho que ela vai adorar, porque escolhemos uma coisa ________________. Além do presente, escolhemos um cartão super _______________. Eu nunca tinha visto uma caixa que virava cartão como esse que compramos. Não é uma ideia _________________? Para acabar bem o shopping, ainda tomamos um sorvete ______________________.

     À noite o papai chegou em casa e fomos até um restaurante _______________ para comemorar a bolsa de estudos da Lúcia. Todos estavam muito _______________ por ela ter conseguido. Papai estava tão ______________, que até deixou que a gente escolhesse uma sobremesa _____________. Eu achei o máximo!

     Agora, escrevendo em você tudo isso, ________________ diário, estou me lembrando como gostei desse dia __________________. Até amanhã.

       (Janaína Spolidorio)


TEXTO II

UM  CONTO  SURPRESA

     Era uma vez um príncipe ___________, que vivia em um reino ___________. Ele tinha tanto medo de tudo, que todos o achavam muito ___________. Apesar disso, todas as donzelas queriam se casar com ele, porque diziam que ele era ________________. 

     O rei e a rainha decidiram que seu filho não podia continuar daquele jeito e o mandaram em uma missão _____________: tinha que resgatar uma princesa de um dragão ____________.

     ____________ como era, o príncipe até foi em busca da tal princesa, mas bolou um plano ____________ para nunca mais voltar, já que tinha certeza de que não conseguiria cumprir o que seus pais queriam que fizesse.

     Depois de viajar durante dias, não conseguia encontrar outro reino. Não havia uma única construção pelos lugares pelos quais ele passou. Achou até que teria que voltar para seu ____________ reino, pois já estava ficando com medo de encontrar algum monstro ou algo parecido.

      Para sua surpresa, bem quando estava tendo este pensamento ___________, ouviu um som ___________________. Parecia um urro de animal. Antes que pudesse começar a fugir, um dragão _____________ apareceu em sua frente, cuspindo fogo por todos os lados. O príncipe ficou _______________. Seu pavor era tamanho, que ficou paralisado frente à fera _______________.

     Em questão de segundos, um cavaleiro ______________, sobre um cavalo ____________ apareceu, com uma armadura toda ____________ e uma lança _____________. 

     Uma batalha _____________ teve início entre o dragão e o cavaleiro. 

     O príncipe ficou ____________ com o que via. A destreza do cavaleiro era tanta, que não demorou a derrotar o _____________ dragão. 

     Queria muito conhecer o rosto do cavaleiro __________________ e qual não foi  seu espanto, quando viu a mais __________ jovem princesa de sua vida debaixo daquele elmo. 

     A princesa ____________ lhe contou que nenhum homem queria se casar com ela, por ser tão _____________ e seus pais tinham lhe enviado ao mundo para encontrar um homem ____________ que pudesse salvá-la de algum perigo e não tivesse _____________ dela.

     Após dar uma __________ gargalhada, o príncipe lhe contou sobre sua missão, certo de que havia encontrado o amor de sua vida. 

     Juntos, foram aos dois reinos e contaram sobre a aventura ____________ que viveram e sobre a intenção de se casarem. 

     Após muitos festejos, eles se casaram e foram felizes para sempre, reinando _____________ nos dois reinos vizinhos.

(Janaína Spolidorio)


Ficha técnica da atividade:
Tema: Adjetivo. 
Série indicada: Ensino Fundamental I e II; 6º ano do Ensino Fundamental.
Questões de múltipla escolha: não.
Questões discursivas: não.
Objetivo: utilizar conhecimentos gramaticais referentes à adjetivos para completar um texto, de modo a fazê-lo de maneira coerente.

Comentários

Outros estão lendo neste momento

Um texto sem a letra A

Plural por dentro?!

Homônimos homófonos