Exercícios de interpretação do poema 'Penso e Passo'

Exercícios sobre o poema 'Penso e Passo', da autora Alice Ruiz


TEMA: Poesia; Estrutura do poema. 

Série indicada: anos iniciais do Ensino Fundamental; 6º ano.

Questões de múltipla escolha: sim.

Questões discursivas: sim.

Prova pronta (pode ser utilizado como avaliação): sim.

Leia o texto abaixo para responder as questões:


PENSO E PASSO


quando penso

que uma palavra

pode mudar tudo

não fico mudo

MUDO


quando penso

que um passo

descobre um mundo

não paro

PASSO


e assim que

passo e mudo

um novo mundo nasce

na palavra que penso.

(Alice Ruiz)


1. A palavra MUDO aparece duas vezes na 1.ª estrofe. Aponte o sentido dela, no 4.º e 5.º versos, respectivamente:

(A) transformar / transformar.

(B) deficiência na fala / silencioso.

(C) calado / silencioso.

(D) calado / transformar.


2. Assinale o que significa, para a poeta, PASSO no 10.º verso:

(A) andar.

(B) ultrapassar.

(C) passagem.

(D) espaço.


3. Identifique a melhor interpretação para o verso "um novo mundo nasce":

(A) Transformação da realidade.

(B) Surgimento de outro mundo.

(C) Nova geração aparece.

(D) Tudo é passageiro.


4. Marque a opção que melhor caracteriza o "eu lírico" desse poema:

(A) Ele é revoltado.

(B) Ele é revolucionário.

(C) Ele não é um ser acomodado diante do mundo.

(D) Ele não tem mais esperanças.


5. Aponte a ideia que os versos "e assim que / passo e mudo" estabelece com os dois últimos versos:

(A) causa.

(B) tempo.

(C) consequência.

(D) condição


6. Cada linha de um poema chama-se verso. Quantos versos tem o poema que você leu? 

7. Cada grupos de versos chama-se estrofes. Quantas estrofes há no poema “PENSO E PASSO”? 

Outros estão lendo neste momento

Plural por dentro?!

Um texto sem a letra A

Homônimos homófonos