Exercícios de interpretação do poema 'Penso e Passo'
Exercícios sobre o poema 'Penso e Passo', da autora Alice Ruiz
Série indicada: anos iniciais do Ensino Fundamental; 6º ano.
Questões de múltipla escolha: sim.
Questões discursivas: sim.
Prova pronta (pode ser utilizado como avaliação): sim.
PENSO E PASSO
quando penso
que uma palavra
pode mudar tudo
não fico mudo
MUDO
quando penso
que um passo
descobre um mundo
não paro
PASSO
e assim que
passo e mudo
um novo mundo nasce
na palavra que penso.
(Alice Ruiz)
1. A palavra MUDO aparece duas vezes na 1.ª estrofe. Aponte o sentido dela, no 4.º e 5.º versos, respectivamente:
(A) transformar / transformar.
(B) deficiência na fala / silencioso.
(C) calado / silencioso.
(D) calado / transformar.
2. Assinale o que significa, para a poeta, PASSO no 10.º verso:
(A) andar.
(B) ultrapassar.
(C) passagem.
(D) espaço.
3. Identifique a melhor interpretação para o verso "um novo mundo nasce":
(A) Transformação da realidade.
(B) Surgimento de outro mundo.
(C) Nova geração aparece.
(D) Tudo é passageiro.
4. Marque a opção que melhor caracteriza o "eu lírico" desse poema:
(A) Ele é revoltado.
(B) Ele é revolucionário.
(C) Ele não é um ser acomodado diante do mundo.
(D) Ele não tem mais esperanças.
5. Aponte a ideia que os versos "e assim que / passo e mudo" estabelece com os dois últimos versos:
(A) causa.
(B) tempo.
(C) consequência.
(D) condição
6. Cada linha de um poema chama-se verso. Quantos versos tem o poema que você leu?
7. Cada grupos de versos chama-se estrofes. Quantas estrofes há no poema “PENSO E PASSO”?