Exercícios de revisão para o 2º ano do Ensino Médio
Atividades de múltipla escolha, indicadas para o 2º ano do Ensino Médio
TEMA: Crase, termos da oração, aposto e vocativo, uso da vírgula.
Série indicada: anos iniciais do Ensino Fundamental; 6º ano.
Questões de múltipla escolha: sim.
Questões discursivas: não.
Prova pronta (pode ser utilizado como avaliação): sim.
(ESPM) QUESTÃO 1
Assinale o item em que o acento grave, indicador da crase, esteja usado incorretamente:
(A) O Brasil vinha obedecendo às taxas de crescimento próximas a míseros 3%.
(B) Não haverá um dia “D” à partir do qual o país estará pronto para crescer.
(C) Em meio à decepção, muitos economistas apontavam os empecilhos para o crescimento.
(D) As empresas brasileiras procuram adequar sua capacidade de produção à demanda esperada.
(FCMSC-SP) QUESTÃO 2
Observe as duas frases seguintes:
I – O proprietário da farmácia saiu.
II – O proprietário saiu da farmácia.
Sobre elas são feitas as seguintes considerações:
I – Na I, “da farmácia” é adjunto adnominal.
II – Na II, “da farmácia” é adjunto adverbial.
III – Ambas as frases têm exatamente o mesmo significado.
IV – Tanto em I como em II, “da farmácia” tem a mesma função sintática.
Destas quatro considerações:
(A) apenas uma é verdadeira.
(B) apenas duas são verdadeiras.
(C) três são verdadeiras.
(D) as quatro são verdadeiras.
(E) as quatro são falsas.
QUESTÃO 3
Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII a.C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão “presente de grego”.
DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
No fragmento “puseram-no”, a forma pronominal “no” apresenta correta classificação sintática como:
(A) sujeito (B) objeto direto (C) objeto indireto (D) complemento nominal
(UFRJ-RJ) QUESTÃO 4
Leia os versos a seguir da música Asa branca e atente para os termos destacados.
I.
Entonce, eu disse: “Adeus, Rosinha,
Guarda contigo meu coração”.
II.
Eu te asseguro, num chore, não, viu!
Que eu voltarei, viu, meu coração.
Considerando a função sintática e o valor semântico dos termos destacados em I e II, é correto afirmar que:
(A) os termos, em I e II, são objeto direto, e ambos devem ser entendidos no sentido denotativo.
(B) o termo em I é sujeito e em II é aposto, e ambos devem ser entendidos no sentido denotativo.
(C) o termo em I é objeto direto e em II é sujeito, e ambos devem ser entendidos como uma metáfora.
(D) o termo em I é objeto direto e em II é vocativo, e ambos devem ser entendidos como uma metáfora.
QUESTÃO 5
Assinale a alternativa em que a vírgula separa vocativo.
(A) homens e mulheres, o planeta terra pede socorro.
(B) o planeta terra, em real ameaça, pede socorro a homens e mulheres.
(C) ele prefere natureza e eu, a comodidade da cidade.
(D) palavras, palavras, palavras, todas ditas em vão!
QUESTÃO 6
Em qual das opções NÃO encontramos um aposto?
(A) A Linguística, ciência das línguas humanas, permite-nos interpretar melhor nossa relação com o mundo.
(B) A vida é composta de muitas coisas: amor, arte e ação.
(C) Fantasias, suor e sonho, tudo isso forma o carnaval.
(D) Estavas, linda Inês, sossegando quieta...