Exercícios de múltipla escolha sobre Parnasianismo com texto de Olavo Bilac
Questões sobre a tendência literária denominada Parnasianismo - conteúdo obrigatório a ser trabalhado na 2ª série do Ensino Médio regular. As atividades podem ser usadas como revisão de conteúdo ou prova.
TEMA: Parnasianismo.
Série indicada: 2º ano do Ensino Médio; Pré-vestibular.
Questões de múltipla escolha: sim.
Questões discursivas: não.
Prova pronta (pode ser utilizado como avaliação): sim.
Texto para as questões 1 a 5: Poema “Profissão de Fé”, de Olavo Bilac
Profissão de fé
Invejo o ourives quando escrevo:
Imito o amor
Com que ele, em ouro, o alto relevo
Faz de uma flor.
Imito-o. E, pois, nem de Carrara
A pedra firo:
O alvo cristal, a pedra rara,
O ônix prefiro.
Por isso, corre, por servir-me,
Sobre o papel
A pena, como em prata firme
Corre o cinzel.
Corre; desenha, enfeita a imagem,
A idéia veste:
Cinge-lhe ao corpo a ampla roupagem
Azul-celeste.
Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e, enfim,
No verso de ouro engasta a rima,
Como um rubim.
Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito:
E que o lavor do verso, acaso,
Por tão subtil,
Possa o lavor lembrar de um vaso
De Becerril.
E horas sem conto passo, mudo,
O olhar atento,
A trabalhar, longe de tudo
O pensamento.
Porque o escrever - tanta perícia,
Tanta requer,
Que oficio tal... nem há notícia
De outro qualquer.
Assim procedo. Minha pena
Segue esta norma,
Por te servir, Deusa serena,
Serena Forma!
1. O tema do poema é
(A) a valorização da profissão do ourives.
(B) a exaltação do lavor poético.
(C) a vocação para trabalhos artísticos.
(D) a inveja despertada por algumas profissões.
2. O eu lírico inveja o ourives devido
(A) a beleza das peças criadas por ele.
(B) a forma como ele trabalha.
(C) ao valor do produto que ele produz.
(D) ao material com o qual ele trabalha.
3. O sentimento de inveja que o ourives desperta no eu lírico o motiva a
(A) seguir-lhe o exemplo.
(B) difamá-lo em seus versos.
(C) elogiá-lo no poema.
(D) ignorá-lo em seus versos.
4. Pode-se inferir do texto acima que, para Olavo Bilac, o ideal de forma literária é:
(A) a rima.
(B) a estrofação.
(C) a perfeição.
(D) A libertação.
5. Revela a perfeição formal buscada pelo poeta os versos
(A) “Cinge-lhe ao corpo a ampla roupagem / Azul-celeste.”
(B) “Que ofício tal... nem há notícia / De outro qualquer.”
(C) “Do ourives, saia da oficina / Sem um defeito:”
(D) “A pena, como em prata firme / Corre o cinzel.”
6. Indique, dentre os versos abaixo, aquele que, sob o ponto de vista da métrica, tem a mesma contagem de sílabas do verso: Do ourives, saia da oficina:
(A) “Minha terra tem palmeiras”
(B) “A natureza apática esmaece”
(C) “Dobra o sino … soluça um verso de Dirceu…”
(D) “São Paulo! comoção de minha vida …”
(E) “Não morrerás, deusa sublime!”
7. Em poesia, para determinar a medida de um verso, divide-se o verso em sílabas poéticas. Esse procedimento tem o nome de
(A) quintilha
(B) dístico
(C) alexandrino
(D) escansão
(E) redondilha
8. (MACK-SP) Várias características do Realismo estão intimamente ligadas ao contexto histórico, refletindo, dessa forma, as posturas:
(A) nacionalista e positivista.
(B) positivista e evolucionista.
(C) evolucionista e sentimentalista. .
(D) neoclassicista e socialista
(E) bucólica e antropocêntrica.
9. Quais eram os poetas que eram conhecidos com A Tríade parnasiana?
10. (UNCISAL/2013) Acerca do movimento denominado Parnasianismo, pode-se dizer que
(A) valorizava extremamente os aspectos formais do texto literário (culto da forma) e retomava valores legados pela antiguidade greco-latina, assim como fizeram outros movimentos que o antecederam.
(B) questionava radicalmente as formas consagradas de elaboração poética e defendia a liberdade de criação artística, como se percebe nos manifestos escritos por seu principal autor, o paulistano Oswald de Andrade.
(C) começou após a proclamação da Independência e teve como nomes mais destacados Álvares de Azevedo e Gonçalves Dias, que visavam criar uma arte genuinamente brasileira.
(D) tem como proposta principal a noção de “arte pela arte”, segundo a qual a poesia deve denunciar os problemas brasileiros, a fim de promover a transformação da realidade.
(E) Foi o livro Poesias, de Olavo Bilac, publicado em 1882, que marcou o início do Parnasianismo brasileiro.
11 - (Mackenzie SP) Texto para a questão 11
Antes de concluir este capítulo, fui à janela indagar da noite por que razão os sonhos hão de ser assim tão tênues que se esgarçam ao menor abrir de olhos ou voltar de corpo, e não continuam mais. A noite não me respondeu logo. Estava deliciosamente bela, os morros palejavam de luar e o espaço morria de silêncio. Como eu insistisse, declarou-me que os sonhos já não pertencem à sua jurisdição. Quando eles moravam na ilha que Luciano lhes deu, onde ela tinha o seu palácio, e donde os fazia sair com as suas caras de vária feição, dar-me-ia explicações possíveis. Mas os tempos mudaram tudo. Os sonhos antigos foram aposentados, e os modernos moram no cérebro da pessoa. Estes, ainda que quisessem imitar os outros, não poderiam fazê-lo; a ilha dos Sonhos, como a dos Amores, como todas as ilhas de todos os mares, são agora objeto da ambição e da rivalidade da Europa e dos Estados Unidos.
(Machado de Assis – D.Casmurro)
No texto, o elemento noite é exemplo de:
(A) metáfora, devido à comparação explícita entre noite e “Deus”.
(B) catacrese, por ser uma metáfora cristalizada pelo uso popular.
(C) hipérbole, pois seu sentido está ampliado.
(D) prosopopeia, já que noite é elemento inanimado que responde ao narrador.
(E) metonímia, devido à analogia entre noite e “sonhos”.
12. Identifique figuras de linguagem nos versos
“O Pensamento ferve, e é um turbilhão de lava
A Forma, fria e espessa, é um sepulcro de neve...
E a Palavra pesada abafa a ideia leve,
Que, perfume e clarão, refulgia e voava.”
(trecho de Inania Verba, Olavo Bilac)
13. Hipérbato (ou inversão) é uma figura sintática muito explorada pelos poetas parnasianos por conferir complexidade e rebuscamento ao verso. Identifique em quais trechos abaixo ocorre essa figura e depois reescreva-os desfazendo a inversão.
a) Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigado eu vinha. Tinhas a alma de sonhos povoada,
E alma de sonhos povoada eu tinha...
(Olavo Bilac)
b) Até mesmo nós sucumbimos Reavaliamos nossa condição.
Indiferentes, deixamos de rimar Menos um casal no mundo
(Raimundo Correia)
c) Contemplando o teu vulto sagrado Compreendemos o nosso dever
E o Brasil por seus filhos amado poderoso e feliz há de ser!
(Olavo Bilac)